O Anzol
Leitura Bíblica: Mateus 4.1-4
“Abrão respondeu ao rei de Sodoma: ‘...Não aceitarei nada do que lhe pertence... para que você jamais venha a dizer: Eu enriqueci Abrão’.” (Gn 14. 22,23).
A minhoca é inofensiva e um bom alimento, pelo menos para o bagre. Portanto, quando ela aparece assim fácil e de graça diante da sua boca, ele avança. Afinal, é preciso comer para viver, não há nada de errado nisso. Mas não é sem motivo que se fala em “cabeça-de-bagre”: ele não pensa não estranha que aquela minhoca apareceu ali assim do nada. R o pior nem é a espetada que ele leva na boca ao morder: é aquela pequena farpa que se engancha na sua carne e não larga mais. A partir daí, o pescador faz com ele o que quiser.
A minhoca no anzol é uma isca bem primitiva, adequada para bagres e similares, mas existem outras formas mais refinadas, boas para fisgar qualquer um de nós. O problema da isca é justamente este: em si ela é inofensiva, mas há algo por trás que não é. Satanás lançou uma isca eficiente contra Jesus: não se tratava nem das satisfazer um mero desejo, mas uma necessidade urgente – comer depois de 40 dias de jejum. Irrecusável sobre todos os aspectos, exceto... e ai a coisa pega. Exceto pelo recurso ilícito para chegar ao objetivo: Jesus veio para ser um de nós ( Fp 2.7,8), e se agora ele pegasse atalhos por interesse pessoal, trairia sua missão. Além disso – e isto seria pior – ele ficaria para sempre preso em seu “benfeitor” – “Viu só Jesus? Se não fosse eu ...”, diria satanás, e ai viria a cobrança. Jesus teve de recusar aquele apelo para poder reconciliar-nos com Deus, mas há também aqui um importante alerta para preservarmos a liberdade que ele nos conquistou. Abrão, já ofereceu um bom exemplo da atitude correta quando recusou comprometer-se com o rei daquela cidade que se tornou mais tarde um sinônimo de pecado.
Se lhe aparecer uma isca muito suculenta, pergunte-se: Preciso mesmo dela? Não haveria algum anzol por trás? E lembre-se: Deus não usa azóis, nem iscas. – RK
A liberdade dos filhos de Deus é preciosa.
Não a perca por causa de uma isca de satanás.
Fonte: Pão diario 12
Quando Deus pisca o olho
-
Minha mãe foi internada. Apêndice supurado, infecção generalizada, cirurgia
de emergência, coma induzido, intubamento. Estado grave. A cada dia, uma
tensão...
Há 3 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário